Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010
Rota do Românico: “21 Dias com o Património” em… Igrejas de Boelhe e de Cabeça Santa

A actividade “21 Dias com o Património” continua, este fim-de-semana, o seu percurso pelos monumentos da Rota do Românico. A próxima paragem é no concelho de Penafiel, na Igreja de São Gens de Boelhe, no sábado, dia 14, seguindo-se a Igreja do Salvador de Cabeça Santa, no domingo, dia 15, ambas pelas 16.00 horas.

Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável. 

A Igreja de Boelhe, edificada entre os meados e o final do século XIII, caracteriza-se por ser uma das mais conseguidas expressões decorativas do românico rural. Na fachada norte, a cachorrada apresenta uma assinalável variedade de motivos que vão desde cabeças de touro até homens que transportam pedra. É de realçar a qualidade patente na construção dos muros, nos quais é visível uma apreciável quantidade de siglas geométricas e alfabéticas.

 O nome da Igreja de Cabeça Santa está ligado a uma devoção de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, à relíquia de um personagem consagrado que aí se guardaria, a Cabeça Santa. Esta Igreja é um excelente exemplar para compreender a arquitectura românica portuguesa. O portal sul apresenta um saltimbanco, numa posição acrobática, figurando a dualidade entre o sagrado e o profano.

A actividade “21 Dias com o Património” já percorreu, desde o início do mês de Julho, as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, do Salvador de Aveleda e de Abragão, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira, de Santa Maria de Pombeiro e de São Pedro de Cête, a Ponte de Vilela, a Ermida da Nossa Senhora do Vale e a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.

Depois das Igrejas de Boelhe e de Cabeça Santa, a actividade prossegue, no mês de Agosto, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.

Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.

in"http://www.averdade.com/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIyMzMxIjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7Tjt9"



publicado por arqueonews às 13:36
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

Seminário: Higiene e Segu...

Eventos do CIAS

EXPOSIÇÃO "A MORTE DO OB...

Workshop “NESPOS On Tour”

MÉRTOLA 30 ANOS

Inauguração da Exposição ...

Colóquio "Olhares sobre a...

Castelos em Portugal. Ret...

Curso de Conservação e Re...

Apresentação TerraFirme -...

arquivos

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds